Acabe com o Ghost Spam com apenas um filtro - DIG Marketing Digital

Apenas um filtro para lidar com o Ghost Spam

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Acabe com o Ghost Spam com apenas um filtro - DIG Marketing Digital

Normalmente, depois de descoberto o Ghost spam, recomenda-se adicionar a referência para um filtro de exclusão do GA. Embora essa ação rápida seja útil contra o spam, ela tem três grandes desvantagens.

  • Fazendo filtros a cada semana para cada novo spam detectado é tedioso e toma muito tempo, especialmente se você gerenciar muitos sites. Além disso, até que você decida aplicar um novo filtro e ele começar a trabalhar, você já terá alguns dados afetados.
  • Alguns dos spammers usam visitas diretas, juntamente com as referências.
  • Estes acessos não serão bloqueados pelo filtro. Mesmo excluindo as referências pelo filtro, seu site continuará recebendo tráfego inválido.

Felizmente, há uma maneira fácil de evitar todos estes problemas. A maioria dos Ghosts spams acessam os IDs de rastreamento do GA de maneira aleatória, ou seja, o spammer não sabe realmente quem é o alvo, e por isso ou o nome do host não está definido ou ele usa um falso. (Veja relatório abaixo)

Referências falsas de Ghost Spam - DIG Links Patrocinados

Você pode ver que eles usam alguns nomes estranhos ou nem mesmo se incomodam em definir um. Embora existam alguns nomes conhecidos na lista, estes podem ser facilmente adicionados por o spammer.

Por outro lado, o tráfego válido sempre usará um nome de host real. Na maioria dos casos, este será o domínio que usaremos para bloquear o spam. Mas cuidado, pois também podem ser de serviços pagos, serviços de tradução, ou qualquer outro lugar onde você inseriu o código de rastreamento GA.

Referências válidas e nomes de host reais - DIG Links Patrocinados

Com base nisso, podemos fazer um filtro que irá incluir apenas os registros que usam nomes de servidores reais. Isso vai excluir automaticamente todos os acessos que tem o Ghost Spam como origem, não importante se ele aparece como uma referência, palavra-chave ou visualização de página,  ou mesmo como uma visita direta.

Para criar este filtro, você terá que encontrar o relatório de nomes de host. Veja como:

  1. Vá para a guia Relatórios no GA
  2. Clique em Público-alvo no painel esquerdo
  3. Expandir o item Tecnologia e selecione Rede
  4. Na parte superior do relatório, clique em Nome do host

Como exibir relatório com Nome do Host - DIG Links Patrocinados

Você verá uma lista de todos os nomes de host, incluindo os que o Ghost Spam usa. Faça uma lista de todos os nomes de host válidos que você encontrar, como segue:

  • seudominio.com.br
  • blog.seudominio.com.br
  • es.seudominio.com.br
  • servicodepagamento.com
  • translatetool.com
  • outrodominioseu.com.br

Para sites pequenos e médios, esta lista de nomes de host provavelmente será o domínio principal e um alguns subdomínios. Após certificar-se que você incluiu todos eles, crie uma expressão regular como a que segue:

seudominio\.com\.br|outroseudomunio\.com\.br|servicodepagamento\.com|translatetool\.com

Você não precisa colocar todos os seus subdomínios na expressão regular. O domínio principal irá corresponder a todos eles. Se você não tem uma Vista da Proprieda criada no GA, crie uma agora. É prática recomendada que se mantenha uma Vista da Propriedade com os dados originais (que nunca será alterada) e uma outra para aplicar filtros, pois uma vez alterados os dados, não será possível recupera-los.

Em seguida, nesta nova Vista da Propriedade, crie um filtro tipo “Personalizado”.

Certifique-se de selecionar “Incluir”, em seguida selecione “Nome do host” no campo de filtro e copie a sua expressão regular na caixa de “Padrão de filtro”.

Como configurar filtro no GA - DIG Links Patrocinados

Você pode  verificar o filtro antes de salvar para ver se tudo está bem. Assim que estiver pronto, clique em “Salvar”  e então poderá aplicar o filtro à todas as Vistas da Propriedade que desejar (exceto a vista original,  sem filtros).

Este filtro único vai livrar seu site de futuras ocorrências de Ghost Spam que usarem nomes de host inválidos, e não exigem muita manutenção.

Agora você só deve precisar cuidar dos Crawler spams. Já que eles de fato acessam o seu site, você pode bloqueá-los, adicionando as seguintes linhas no arquivo .htaccess:

(obs: substitua os nomes de domínio pelos que você encontrou no seu relatório do GA)

## BLOQUEAR CRAWLER REFERRER SPAM
RewriteCond %{HTTP_REFERER} с\.новым\.годом\.рф [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} traffic2cash\.xyz [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} trafficgenius\.xyz [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} build-audience\.for-your\.website [NC]
RewriteRule .* – [F]

É importante notar que este arquivo é muito sensível, e um único caracter errado pode tirar seu site do ar. Portanto, certifique-se de faze uma cópia de backup de seu arquivo .htaccess antes de editá-lo.

Se você não se sentir confortável brincando com seu arquivo .htaccess, você pode, alternativamente, fazer uma expressão regular com todos os indexadores, em seguida, e adicioná-lo a um filtro de exclusão por Origem da campanha no GA.

Implemente essas soluções combinadas, e você vai se preocupar muito menos sobre relatórios do Google Analytics contaminados peor spams. Isto tem a vantagem de te liberar mais tempo para você fazer coisas realmente mais úteis, como analisar dados válidos.

De qualquer forma, fique sempre de olho. Toda semana aparecem alguns novos spams, Ghosts e Crawlers. Quan notar alguma alteração nos dados, atualize seus arquivos e filtros.

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