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Marketing de Conteúdo – Como gerar oportunidade com os seus posts

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Você já faz Marketing de Conteúdo, produz conteúdo para o seu blog e redes sociais, não produz? Às vezes pensa que o trabalho não está dando resultado e que é perda de tempo, não é?


Vou te contar:
Investir em Marketing de Conteúdo para os seus canais digitais é o melhor investimento que você está fazendo! Acredite!

Vamos olhar alguns pontos que eu sei que estão acontecendo com você:

  • Qual é a estratégia do Marketing de Conteúdo
  • Sobre o que escrever e quando
  • Você deve contratar um redator ou produzir “in house” ?
  • Quanto tempo o Marketing de Conteúdo demora para gerar resultados ?

 

Qual é a estratégia do Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo trabalha com o conceito de funil de vendas. O conteúdo tem a finalidade de atrair as pessoas para dentro desse funil e então poderemos nutri-las com informações relevantes e mantê-las interessadas, fazendo com que percebam nossa autoridade no assunto e, no momento em que elas precisarem, seremos uma opção óbvia para atender às necessidades delas.

Quando um cliente chega através do funil com a intenção de compra, ele já está instruído sobre o produto ou serviço oferecido. Já conhece a empresa e sabe, através dos textos que publicamos, que temos a capacidade de atender às suas necessidades. Com isso a etapa de vendas fica mais rápida e fácil.

 

Sobre o que escrever e quando

Obviamente devemos escrever sobre assuntos relacionados aos produtos e serviços que oferecemos. Mas tem alguns truques, vamos lá.

O funil de vendas tem três partes distintas: Topo, Meio e Fundo.

Para atrair o cliente para o funil, escrevemos conteúdo de “Topo de Funil”. São textos que irão chamar a atenção de pessoas que têm alguma afinidade com os seus produtos. Mas nesse ponto nós não falamos dos produtos. Não é um texto de venda. Realmente procuramos oferecer conteúdo relevante ao visitante. Algo que realmente acrescente valor para ele, mas sempre dentro do seu segmento, claro.

Assim: Se você vende tintas, pode publicar blogpost sobre decoração, ou pode passar dicas e técnicas de pintura de parede.

Defina uma periodicidade (1 ou 2 vezes por semana já é ótimo). Cuide da sua lista de emails e envie newsletters regulares. Publique seus textos em outros blogs e portais. Comunique-se! e as oportunidades aparecerão.

 

Você deve contratar um redator… ou não…

Um texto para o seu blog (um blogpost) deve ter algo entre 800 e 1500 palavras. Pode ser mais ou menos. Você encontra redatores que cobram desde R$35,00 até R$75,00 por texto.

Um texto para canal social (um post) deve ter algo entre 300 e 500 palavras, mais ou menos, e os redatores cobram entre R$10,00 e R$30,00 por texto.

Como você pode notar, tem opções para todos os gostos, mas também tem trabalho com mais e com menos qualidade, o que não tem necessariamente uma relação como valor cobrado.

É bom também observar a otimização do texto com técnicas SEO (você acha muito conteúdo sobre isso na web).

Sobre contratar ou não… Bem, depende da sua facilidade para escrever e tempo. Eu contrataria… É um ótimo investimento. Encontre um redator e faça um pacote para o mês.

 

Quanto tempo o Marketing de conteúdo leva para
gerar resultados

Os resultados são rápidos quando você tem a estrutura pronta para capturar os leads do seu funil e gerar as oportunidades. Ou seja, uma estratégia bem básica de Markekting de Conteúdo tem que ter um blog com formulário, para capturar informações do cliente, e um e-book para oferecer em troca do preenchimento do formulário (que é muito eficiente). Não estou falando de coisas mirabolantes não. Estou falando de coisas básicas que são feitas rapidamente e com baixo custo.

Digamos que você está partindo do zero, que não tem blog, site nem nada. Em 60 dias, ou menos, você teria sua presença digital já estruturada, rodando e com todo conteúdo já agendado. Em 90 dias (30 dias depois de tudo pronto) certamente as oportunidades começariam a aparecer.

Além disso, o Marketing de Conteúdo garante a construção da sua autoridade e a fixação da sua marca como referência do segmento. Cada vez mais as oportunidades irão surgir, aumentar… Isso é uma certeza.

Comece a escrever ainda hoje. Procure na web e achará muitas dicas e aulas de técnicas para escrever para web. Inclua na sua rotina a tarefa de escrever regularmente e perceberá um aumento expressivo na visitação do seu site, engajamento nos canais sociais, e consequentemente nas oportunidades geradas.

Vamos praticar ?

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