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Qual o papel do profissional em Mídia Social

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Atualmente é muito importante para uma empresa contratar um profissional em mídias sociais. Mas você sabe exatamente o que você pode esperar dele?

Desde a explosão das mídias sociais em 2007, muitas empresas mudaram seus esforços de marketing online. Esta nova forma influenciou o mercado, permitindo a criação de novos postos de trabalho qualificados nesta área.

A posição do Especialista/Analista em Mídia Social está crescendo rapidamente em muitas empresas, e nem sempre é bem definida. No entanto, é essencial uma definição clara das tarefas que ele será responsável para se destacar no que faz.

O Social Mídia, como chamamos esse profissional,  está se tornando cada vez mais popular como ferramenta de marketing, porque ele dá um rosto mais humano para as empresas. Uma boa página feita e atualizada por ele,  fala em geral sobre o que os visitantes e clientes querem ler.

Seu Social Mídia é principalmente um especialista em marketing digital. Também é responsável em responder a quaisquer solicitação e redirecionar o consumidor para a promoção adequada  que ele ajudou a criar.
Faz o relacionamento com os canais externos da empresa.
Faz o atendimento ao cliente ao responder solicitações e reclamações de seus visitantes.
E, finalmente, e um dos itens mais importantes, é ele que fará o conteúdo da sua página.

Mas quem é este profissional e o que ele faz exatamente?

 O que você espera dele?

O Social Mídia deve ter conhecimento de marketing e a capacidade de compreender a importância da comunicação positiva.

Seu trabalho é, em parte, identificar e acompanhar de perto as tendências e também conhecer seus concorrentes, a fim de se diferenciar.

É responsável em monitorar as várias páginas em termos de números e análises. Com base nestes dados, será capaz de identificar alguns elementos essenciais, tais como frequência de postagem, o melhor momento para fazer o post, a melhor linguagem e qual público atingir, a melhor imagem, a fim de otimizar e alcançar a eficiência da campanha.

A última parte do seu trabalho continua a ser a mais óbvia: dar vida as páginas e aumentar seus fãs, leads e futuros clientes, postando e melhorando constantemente o conteúdo.

Mas claro que este profissional não vai “abraçar” tudo da sua empresa/marca. Por exemplo, todas as questões relacionadas com  preços, promoções, ofertas  e a venda direta, devem ser direcionadas ao departamento de vendas. As queixas dos clientes, quando específica, devem ser direcionadas ao departamento de atendimento ao cliente para ser resolvida individualmente e fora dos holofotes da mídia social. Para as mensagens mais comuns, os analistas em mídias sociais podem responder por si mesmo.

Os limites

Como qualquer outra posição dentro da sua empresa, o profissional em mídia social tem seus limites pré-definidos. Mas como escolher isso?

Uma vez que sua  principal tarefa está ligada ao marketing digital, parece lógico que ele esteja ligado à equipe de marketing. Por outro lado, como analista, o Social Mídia irá funcionar interligado a todos os departamentos. ele precisa conhecer muito bem sua empresa e o que você está vendendo e qual o objetivo que  quer passar para o público.

No que se refere a comunicação on-line, é essencial que ele tenha  liberdade de ação: se precisar pedir permissão a seus superiores para cada mensagem postada, por exemplo, o processo pode não funcionar. O profissional tem que ser capaz e ter a liberdade de responder positivamente às mensagens negativas de sua página do Facebook ou outras,  e a empresa tem que dar poder de decisão e ação.

A chave para isso é a liberdade de agir rapidamente. Qualquer atraso diminui o impacto de suas ações. Se você (sua empresa) não pode confiar em seu Social Mídia para trabalhar com a sua comunicação, talvez você não esteja pronto para ter um.

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